sábado, 16 de agosto de 2014

MOTOQUEIROS E SEUS PROBLEMAS

Estou cansado de ouvir debates na TV e nas emissoras de rádio a respeito dos acidentes e assaltos com motos.
Quais seriam os motivos e como combatê-los?
Todos têm uma resposta, uma solução. Eu também tenho, e se me permitem, gostaria de externar minha opinião.
Dirigir sobre duas rodas é difícil e perigoso. Portanto, não me surpreende esses acidentes. Do mesmo modo, a velocidade e mobilidade em zigue-zague desses veículos facilita sobremaneira seu uso para assaltos e assassinatos.
Para reduzir substancialmente esses recursos a solução era tornar obrigatório o uso de side-car em todas as motos. Com essa prática os motoqueiros e motociclistas teriam que andar nas mesmas condições dos automóveis e os caronas teriam um lugar mais seguro para viajar e ainda esse veículos não seriam tão eficientes nas fugas. Por outro lado, se a velocidade máxima na cidade é de 60 km e nas rodovias 100, para que motos velocidade maior?
Na zona rural o número de acidentes com motos tem como motivo principal o uso desses veículos em substituição aos antigos cavalos e muares, os quais levavam os moradores do sítio para a cidade e voltava com eles, às vezes embriagados, sem qualquer problema, porque o animal já sabia o caminho de casa. Hoje, influenciado pela mesma bebida, o motociclista e motoqueira tenta voltar para casa e às vezes só chega a má notícia.
Que tal se os responsáveis pela normatização de trânsito não aproveitassem essa sugestão para reduzir o número de acidentes e assaltos (saidinhas de bancos) com esses veículos, minimizando os custos com as despesas médicas nos hospitais de emergências e a superlotação desses já comprometidos locais de saúde pública?
A modificação não era de todo ruim, porque ao invés do uso de capacetes, perneiras, peitorais e outros apetrechos "decorativos e dispendiosos", o side-car sairia aproximadamente pelo mesmo custo e com resultados bem mais eficientes.   

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